O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, entregou agora ha pouco, os primeiros 15 os primeiros 15 quilômetros de pista duplicada da BR 381. O evento aconteceu Km 300 da rodovia, próximo ao trevo de Antônio Dias.
Inicialmente, esse trecho tera 4 Km duplicados e 11 em mão dupla. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), isso é necessário para que seja concluída a modernização da pista antiga. Após o término desse trabalho, o trecho passará a ser de mão única, com tráfego no sentido Vale do Aço a Belo Horizonte. Na pista restaurada, o trânsito seguirá no sentido contrário.
O trecho liberado para o trânsito faz parte do lote 3 e está entre os municípios de Antônio Dias e Jaguaraçu. O tráfego na nova pista vai acontecer entre os quilômetros 300 e 314. Nos quilômetros 303 e 314 serão realizados desvios que vão dar acesso aos túneis Antônio Dias e Prainha.
Inicialmente, esse trecho funcionará em mão dupla. Isso é necessário para que seja concluída a modernização da pista antiga. Após o término desse trabalho, o trecho passará a ser de mão única, com tráfego no sentido do Vale do Aço a Belo Horizonte. Na pista restaurada, o trânsito seguirá no sentido contrário.
Até o momento, já foram concluídos 63% do lote 3, compreendido entre o entroncamento da MG-320 para Jaguaraçu e o Ribeirão Prainha, e 77% do lote 7, entre o Rio Una e Caeté. O trecho inclui a liberação de dois túneis e mais uma ponte. A pista de concreto duplicada faz parte do lote 3.1. Já os túneis integram o lote 3.3, concluídos em outubro de 2015. Nos KM 303 e KM 314 serão realizados desvios que vão dar acesso aos túneis Antônio Dias e Prainha. Outro trecho em obras é do lote 7, entre Rio Una e Caeté, em que 77% das obras já foram entregues. A expectativa é que todo o trecho dos lotes 3 e o 7 sejam concluídos até o final deste ano.
A duplicação de 330 km da BR-381, entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, teve início em 2014. No entanto, somente os trechos dos lotes 3 e 7 estão em obras. O governo federal informou que será feita a concessão da rodovia para a iniciativa privada, incluindo o término da duplicação dos demais trechos, que totalizam oito e foram divididos em 11 lotes.
Fonte: Portal Negócios Já
Foto: Portal Negócios Já