Por Itatiaia
O projeto de lei que prevê a privatização da Copasa já está pronto para seguir para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A coluna apurou que o texto foi finalizado no final de maio e, agora, aguarda na Secretaria de Governo para ser encaminhado para o Legislativo.
A ideia inicial era que a proposição seguisse antes do recesso de Corpus Christi, mas articuladores de Zema decidiram esperar até a próxima semana em busca de um clima “mais ameno” para o início da tramitação.
A expectativa é que o projeto siga para a ALMG até a próxima terça-feira (20).
Segundo interlocutores, o projeto apresenta duas hipóteses: a venda de toda a participação do Estado na Copasa e, em outra, o modelo “corporation”, o mesmo utilizado na Eletrobrás e que já tem avançado na Copel, estatal paranaense.
No modelo “corporation” o estado pode vender apenas uma parte da sua participação, ou até nada, mas deixa de ser o controlador. A companhia deixa de ter um controlador, e qualquer acionista, independente do percentual que tenha, passa a ter no máximo 10% de poder de voto nas decisões.
Foto: Copasa