Por Itatiaia
Em uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (6), na Praça da Estação, em Belo Horizonte, professores decidiram manter a greve da rede municipal de ensino, que começou no dia 16 de março deste ano. Eles não concordaram com a proposta da prefeitura da capital mineira (PBH) ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede), enviada nessa terça (5).
Como a Itatiaia vem acompanhando, na sexta-feira (8), os professores da rede municipal farão uma nova assembleia, também na Praça da Estação. O ato deve ocorrer por volta das 14h.
Após o sindicato da categoria ter recusado a proposta da prefeitura, um grupo de professores segue em um trio elétrico em uma manifestação até a porta da PBH.
Reivindicação dos professores
De acordo com o Sind-Rede, os professores da rede municipal pedem a aplicação do piso salarial sobre a carreira da educação. Em março, a PBH chegou a oferecer um aumento de 5%, que seria pago em agosto, e de 6,77% em janeiro de 2023. Contudo, o reajuste foi considerado abaixo do determinado pela lei da categoria.
Foto: Gustavo Cícero/Itatiaia