O governador Romeu Zema e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao lado do senador Alexandre Silveira, apontaram a retomada e conclusão das obras da barragem de Jequitaí como prioridade para equacionar a questão do abastecimento de água na região e ampliar a agricultura irrigada, gerando milhares de empregos e renda no Norte de MG.
Também as barragens de Berizal e Congonhas foram abordadas, durante a conversa que foi iniciada pelo deputado Gil Pereira no grupo de autoridades estaduais e federais, demonstrando a sua liderança parlamentar, no X Congresso de Vereadores da AMM (Associação Mineira de Municípios), nesta terça-feira (08/03/22).
Prioridade
“Desde 2017, temos lutado para concluir a implantação do Projeto Jequitaí, garantindo os recursos orçamentários federais necessários, através da Codevasf, sempre ao lado do atuante deputado Gil Pereira. A obra é prioridade para o equacionamento da questão hídrica e social da região”, declarou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Ao também reconhecer o incansável trabalho do deputado Gil Pereira relacionado à questão hídrica regional, especialmente ao Projeto Jequitaí, em cuja gestão na Secretaria de Estado da Sedinor-MG foram iniciadas as tão sonhadas obras, o governador Romeu Zema ressaltou que as providências serão todas tomadas para a sua retomada, no que depender do governo estadual: “Trata-se de uma prioridade, que deverá ter na sequência o atendimento às também importantes demandas de Berizal e Congonhas”, citou o governador, concordando com o deputado Gil Pereira e os senadores Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira.
Sonhos históricos do Norte de MG
O deputado Gil Pereira, demonstrando a sua liderança, conseguiu reunir em torno do tema hídrico regional, no Congresso de Vereadores da AMM, o governador Romeu Zema e os senadores Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira. O deputado Gil Pereira ressalta sempre os diversos aspectos vitais do Projeto Jequitaí, além das barragens de Berizal e Congonhas, para o Norte de Minas: “Social, econômico e ambiental”.
Em audiência no último dia 24/02, em Brasília, ao lado do senador Alexandre Silveira, parceiro constante da região, Gil Pereira voltou a tratar de importantes assuntos para a população com o secretário-executivo do ministério, Marcos Montes.
Geração de milhares de empregos
“Dentre os principais, sonhos históricos de todos nós, norte-mineiros: as barragens de Congonhas e Berizal e o Projeto Jequitaí, para reforço ao abastecimento de água e ampliação da agricultura irrigada”, lembrou Gil Pereira, que preside a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa.
“No dia 1º/02, visitei o local das obras do Projeto Jequitaí (a serem viabilizadas e concluídas), ao lado de representantes dos governos federal e estadual e do consórcio empresarial, formado através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Serão 2 barragens de múltiplos usos no rio de mesmo nome, pertencente à Bacia do São Francisco, para irrigação de 35 mil hectares, gerando 105 mil empregos diretos e indiretos”, explicou Gil Pereira.
Foto: Reprodução