Home Política Quaest: em BH, Kalil dispara, e Zema cai

Quaest: em BH, Kalil dispara, e Zema cai Na capital, Kalil tem mais de 50% das intenções de voto. Nova pesquisa Genial Quaest foi divulgada nesta segunda-feira (26/9)

27 de setembro de 2022, 14h26 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Estado de Minas

Alexandre Kalil (PSD) é o favorito dos eleitores de BH para assumir o governo de Minas Gerais. O ex-prefeito da capital tem 52% da preferência dos belo-horizontinos, contra 29% do atual governador Romeu Zema (Novo). É o que aponta nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (26/9).

O ex-prefeito teve crescimento comparado com a rodada anterior da pesquisa, divulgada no dia 9 de setembro. Nesse cenário, Kalil tinha 45%, já Zema, 36%.

Kalil deixou a Prefeitura de Belo Horizonte para se candidatar ao governo mineiro. Ele foi reeleito a chefe do Executivo municipal em 2020 em meio à pandemia de COVID-19, ainda em primeiro turno.

Eleições

Pesquisa Genial/Quaest também mostra que o candidato à reeleição mantém a liderança nas intenções de voto, com 47%, mesmo percentual apurado na pesquisa anterior.

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) teve avanço de três pontos percentuais em relação à medição anterior, chegando a 30% das intenções de voto.

O senador Carlos Viana (PL) tem 4% das intenções de voto, ante 2% na pesquisa anterior. Viana é o candidato oficialmente apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCdoB), Cabo Tristão (PMB) e Marcus Pestana (PSDB) apresentaram, juntos, 4% das intenções de voto, mesmo percentual da pesquisa anterior. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos.

Indecisos somaram 7% do total, ante 11% na pesquisa passada. Pessoas que vão anular o voto ou votar em branco são 7% do total, mesmo percentual da pesquisa divulgada no dia 9.

Pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa divulgada nesta segunda, realizada por Genial Investimentos e Quaest Consultoria e Pesquisa, ouviu 2 mil eleitores de Minas Gerais entre 22 e 25 de setembro, em coleta face a face. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-07243/2022 e BR-06005/2022.

O primeiro turno das eleições será no domingo (2/10). Caso necessário segundo turno, ele será realizada no dia 30 do mesmo mês.

Foto: Marcos Vieira/EM/DAPRESS

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário