Segundo pesquisa Genial/Quaest, 88% dos brasileiros acreditam que os preços dos alimentos aumentaram no último mês, o maior índice registrado durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No levantamento anterior, realizado em janeiro, 83% dos entrevistados indicavam que os preços estavam mais altos. Por outro lado, 6% afirmaram que os preços se mantiveram estáveis, uma queda em relação aos 10% da pesquisa anterior. Outros 6% acreditam que os preços caíram, mantendo o mesmo patamar registrado em janeiro.
A pesquisa, conduzida pela Quaest, entrevistou 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
A percepção de aumento nos preços acompanha o crescimento da percepção de que a economia piorou nos últimos 12 meses, que subiu de 39% para 56%.
Apesar desse cenário, a maioria dos entrevistados se mostra otimista em relação ao futuro. Quando questionados sobre as expectativas para os próximos 12 meses, 44% acreditam que a economia vai melhorar, enquanto 34% preveem uma piora.
Foto: Reprodução.