O repórter e deputado estadual Rafael Martins pediu demissão da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (10). O jornalista era repórter do programa Alterosa Alerta, apresentado por Stanley Gusman, que foi acusado de racismo devido à uma “piada” feita no programa policial durante a edição dessa terça-feira (9).
O repórter conversava ao vivo com Stanley no momento em que o apresentador fez uma piada envolvendo o presidente do Ibope, Carlos Montenegro: “Eu sei muita coisa. Dentre elas, sei quem é o dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro. Se ele fosse do bem, ele ia chamar ‘Montebranco'”. O repórter mostrou-se constrangido com a situação e disse apenas: “Nossa mãe”. Na sequência, ainda entraram algumas vinhetas com sons humorísticos.
Por nota, Rafael Martins divulgou um comunicado explicando sua decisão: “Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça-feira, 9, do Alterosa Alerta. Em função das declarações do apresentador Stanley Gusman, decidi deixar o programa Alterosa Alerta, no qual atuava como repórter há quase quatro anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”, conclui a nota do jornalista.
Após a polêmica nas redes sociais, o apresentador Stanley Gusman fez um pedido de desculpas ao público durante a exibição do Alterosa Alerta desta quarta-feira, 10. Ele disse que se sentiu constrangido pelo erro, e também pediu desculpas ao repórter Rafael Martins.