O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma na semana que vem as viagens nacionais que foram interrompidas em setembro do ano passado, quando o petista realizou cirurgia para corrigir uma artrose no quadril. O Nordeste será a primeria região visitada pelo presidente que, na mesma semana, deve passar por Recife, Fortaleza e Salvador. O roteiro começa no fim da semana.
Ainda não há previsão de visita a Minas Gerais, embora, segundo o Palácio do Planalto, o estado esteja entre as prioridades. Na semana da cirurgia, no ano passado, Lula visitaria Minas e São Paulo, mas cancelou os compromissos por recomendação médica;
Neste ano, o presidente vai priorizar as viagens nacionais para lançar projetos e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida. O foco será diferente do ano anterior, quando o presidente priorizou as missões internacionais, segundo ele para recolocar o Brasil no “mapa geopolítioco mundial”. No ano passado, o presidente visitou mais de 20 países. Neste ano, a princípio, devem ser apenas sete viagens para para fora do Brasil. Estão na lista Paraguai, Guiana, Etiópia, Uruguai, EUA, Russia e Azerbaijão. A primeria missão internacional será para a Etiópia, em fevereiro, para reunião de cúpula da União Africana.
Com informações da Itatiaia.
Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil.