Home Defesa Civil Risco de rompimento de barragem força PM a retirar Moradores de Florestal   

Risco de rompimento de barragem força PM a retirar Moradores de Florestal    Moradores do distrito de Gameleira, foram levados para uma pousada e para casa de parentes. Estrutura apresenta abatimento do solo, erosão do terreno e vazamento de água, que indicam que o colapso pode ocorrer em breve, segundo a PM. 

17 de fevereiro de 2020, 22h38 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

A Polícia Militar de Minas Gerais, junto ao Corpo de Bombeiros e assistentes sociais de Florestal na região metropolitana de Belo Horizonte, evacuou cerca de 40 pessoas que moram no distrito de Gameleira nesta segunda-feira (17).  O motivo alegado foi o  risco de rompimento de uma barragem de água localizada em uma fazenda nas proximidades. O povoado está distante 75 quilômetros de carro de BH, 40 de Betim e apenas 24 de Betim.

Por Estado de Minas

De acordo com a Polícia Militar, a represa está localizada na Fazenda Onori e um engenheiro contratado pela prefeitura atestou o risco de rompimento da estrutura. A represa apresenta abatimento do solo, erosão do terreno e vazamento de água, que indicam que o colapso pode ocorrer em breve.

A represa tem, aproximadamente, 50 metros em cada lado e 1,5 metro de profundidade: um total de 3.750 metros cúbicos de volume, segundo a PM.

A fazenda abriga outras três represas, todas em risco, mas a situação mais grave é dessa vistoriada pelo engenheiro.

Além disso, de acordo com a corporação, agentes da Polícia Militar de Meio Ambiente de Florestal vão retornar ao local para verificar se a documentação da estrutura está em dia.

Os moradores evacuados foram levados para casa de parentes e para uma pousada localizada nas proximidades do distrito de Gameleira.

Segundo as autoridades, o proprietário da barragem se comprometeu a esvaziar as quatro estruturas de maneira segura e contratar engenheiros competentes para realizar reparos nas represas.

 

 

Fonte: Estado de Minas
Foto: Reprodução/Google Street View

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário