Após ser nomeado no Minas Gerais, o diário oficial do Estado no último sábado (30), Rogério Greco tomou posse nesta segunda-feira (1ª) como o novo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). Ao lado do governador Romeu Zema (Novo) em cerimônia na Cidade Administrativa, Greco assinou o termo de posse.
Grecco, pode trazer um oficial do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope) para cargos estratégicos na secretaria.
Dentre as possibilidades está o Major Leonardo Novo, que comanda o Serviço de Inteligência do Bope e é autor do livro “Relatos de mais um combatente em uma guerra sem vitória”.
Ainda no sábado, foram exonerados o então secretário general Mário Araújo e o então chefe da Polícia Civil delegado Wagner Pinto.
Ontem, ao lado de representantes das forças de segurança do Estado, Greco disse que orou na última noite para pedir sabedoria para a nova função.
“É Deus que capacita as autoridades. Que ele me capacite”, pediu.
Em live que faz com alunos do direito penal na semana passada, Greco respondeu algumas perguntas sobre o novo cargo.
Disse que à vida inteira ajudou pessoas a passarem em concurso públicos e que deseja que o fortalecimento das ‘Polícias Civil, Militar e Penal em sua gestão, e que vai trabalhar por isso.
Na sala virtual, o secretário já havia cogitado o nome do Major Novo que pode ser confirmado nos próximos dias. Para bater o martelo ele aguarda uma resposta do mesmo.
O nome do Coronel Willian René, que já comandou o Bope chegou a ser cogitado no bate papo, para ser o subsecretário de integração e comandar a integração entre as policias em Minas, mas a vinda não se concretizou. (Veja o vídeo abaixo).
Greco disse ainda que como servidor público estará na secretaria de portas abertas para servir e atender dentro do que for possível. Questionado sobre reunião com sindicatos falou que será realizada.
Em entrevista recente á imprensa, Greco defendeu trabalho para presidiários e que os policiais militares tenham desconto no comércio.
O novo secretário falou que pretende atuar em três vertentes: combate à corrupção, combate às facções criminosas e mudanças no sistema prisional.
Greco também já defendeu posse de armas e contenções ao STF.
Já o governador Zema afirmou na posse que o Estado quer diminuir o número de homicídios àqueles de países desenvolvidos e espera que o novo secretário contribua com essa meta.
Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG
Vídeo: divulgação