Home Minas Gerais Romeu Zema: ‘Belo Horizonte não investiu em novos leitos de UTI’

Romeu Zema: ‘Belo Horizonte não investiu em novos leitos de UTI’

1 de julho de 2020, 14h36 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, disse à CNN nesta quarta-feira (1º), que a cidade de Belo Horizonte não investiu em novos leitos de Unidades de Terapia Intesiva (UTIs) para pacientes com Covid-19. A capital mineira bateu novo recorde e atingiu 87% da ocupação de leitos nesta semana.

“Vários prefeitos da região metropolitana e do interior fizeram vários investimentos em novos leitos. Na capital, esse investimento não foi feito e agora eles estão em um momento de correr atrás, mas isso já deveria ter acontecido. O estado, agiu e se equipou melhor, mas uma prefeitura, rica como a de BH, não fez o papel que era esperado. (…) A cidade de Belo Horizonte, até este momento, não conseguiu adicionar nenhum leito de UTI. O estado tem leitos, mas a capital, não”, afirmou ele.

Zema disse ainda que a capital mineira foi alertada dos riscos por parte do governo do Estado. O político reforçou ainda que existe diálogo ‘franco e aberto’ entre governo e alguns prefeitos.

“Nós temos aqui, o nosso programa Minas Consciente, que orienta não só as prefeituras, mas os cidadãos e os empresários. Dividimos o estado em 14 regiões, onde consideramos o número de leitos o nível de contaminação durante a pandemia. Sempre houve um diálogo franco e aberto”

“Alguns prefeitos, que adeririam ao programa, estão tendo um desempenho muito melhor. E aqueles que não [como é o caso de Belo Horizonte], acabam enfrentando algumas dificuldades”, acrescentou.

O governador também avaliou o cenário do estado e, de acordo com ele, mesmo com as dificuldades já enfrentadas, Minas Gerais já estava se equipando desde o início da pandemia.

“Desde o início da pandemia, nós temos tomados diversas ações para estrtuturar melhor nosso sistema de saúde. Hoje, temos um sistema mais fortalecido do que tínhamos em março. Nesse intervalo de tempo, fizemos um hospital de campanha que ainda não chegou a ser utilizado, adquirimos novos respiradores e abrimos mais de 900 leitos de UTIs inclusive no interior. A nossa curva está muito próxima ao que os estudiosos traçaram. Portanto, estamos preparados para este momento crítico”, concluiu.

A CNN entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e aguarda posicionamento sobre as declarações do governador.

Foto: Reprodução/CNN

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário