Em resposta à questão de ordem apresentada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), o presidente da Assembleia, deputado estadual Tadeu Martins, anunciou, durante a sessão extraordinária desta terça-feira, a anulação da sabatina do presidente da Funed, Felipe Attiê. Assim sendo, nova data será marcada para que seja realizada a arguição, que é uma exigência prevista em lei, para presidentes de Fundações e Autarquias do Estado.
Durante a sabatina, realizada em 7 de dezembro de 2023, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, no tempo em que a deputada Beatriz Cerqueira fazia perguntas a Felipe Attiê, ele fez um gesto indicando que ela é louca. O gesto foi denunciado, durante a própria reunião, pela deputada Bella Gonçalves (PSOL), o que foi confirmado pelo deputado Lucas Lasmar (Rede). Além disso, o presidente da Funed não respondeu perguntas sobre as denúncias de assédio moral em sua atuação na presidência da Fundação, que já estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Trabalho por meio de representação da deputada Beatriz Cerqueira. Também se esquivou de perguntas sobre questões funcionais e por diversas vezes interrompeu as falas dos parlamentares arguidores.
No mesmo dia, durante sessão ordinária, Beatriz Cerqueira apresentou questão de ordem solicitando instauração de procedimento para apuração da conduta do sabatinado indicado pelo Governador durante a sua arguição, providências quanto a conduta da Comissão de Saúde e anulação da reunião da Comissão que aprovou a indicação do sabatinado.
“O comportamento dele (Felipe Attiê), durante a sabatina, foi de agressão e ofensa a esta parlamentar. E, lamentavelmente, no curso dos trabalhos, quem presidiu a comissão optou por acolher a agressão do sabatinado a esta parlamentar e não teve a correta condução em relação ao que aconteceu durante a comissão. Então eu solicito que essa sabatina e o seu resultado sejam anulados porque o sabatinado não respondeu às questões a ele dirigidas durante os trabalhos. Isto aqui é o Poder Legislativo, aqui é um lugar sério, que conduz com seriedade os trabalhos”, afirmou Beatriz Cerqueira no momento em que apresentou a sua questão de ordem em plenário.
Foto: Ricardo Barbosa / ALMG.