O ex-jogador e treinador renomado, Mário Jorge Lobo Zagallo, morreu nessa sexta-feira (5), aos 92 anos, no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. A causa foi falência múltipla de órgãos, uma condição crítica em que dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas, exigindo intervenções médicas para manter o equilíbrio do organismo.
Zagallo estava hospitalizado desde 26 de dezembro, enfrentando a progressão de múltiplas comorbidades preexistentes. A Rede D’Or confirmou o falecimento do ícone do futebol brasileiro.
No Brasil, cerca de 25% dos pacientes em UTIs apresentam falência múltipla de órgãos. O Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) destaca que a mortalidade aumenta com o número de órgãos comprometidos. Com dois órgãos afetados, a taxa de mortalidade é de 60%, subindo para 85% com três órgãos e atingindo 100% com quatro ou mais órgãos comprometidos.
A condição pode ser desencadeada por diversas causas, sendo a sepse (choque séptico) uma das mais comuns. Além disso, infecções generalizadas, traumas, queimaduras, pancreatite, síndromes de aspiração, doenças autoimunes, eclampsia e envenenamento também podem contribuir para a falência múltipla de órgãos.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.