Para unir a esquerda contra Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informações da Folha de S.Paulo, está buscando convencer a deputada Tabata Amaral (PSB) a abrir mão de sua pré-candidatura para apoiar o também candidato Guilherme Boulos (PSOL).
Uma das possibilidades discutidas é oferecer a Tabata um ministério, como o de Ciência e Tecnologia, atualmente comandado por Luciana Santos, do PC do B.
Essa estratégia já foi adotada por Lula em 2022, quando pediu a Boulos que abandonasse sua pré-candidatura para o governo de São Paulo em favor de Fernando Haddad. A saída de Tabata poderia facilitar a tentativa de transformar a disputa municipal em um duelo entre Lula e Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, tanto no grupo político da deputada quanto no PSB, a avaliação é de que a pré-candidatura será mantida, apesar das possíveis pressões externas. Tabata lançou sua pré-candidatura em São Paulo com a presença de figuras como o ministro Márcio França e o apresentador José Luiz Datena.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.