Por Metrópoles
Após a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8/9), Charles Philip Arthur George, o príncipe de Gales, alcançou o último degrau na sucessão do trono do Reino Unido. A partir de agora, ele irá assumir a coroa, já nesta sexta-feira (9/9), de acordo com a operação London Bridge (plano que incluía preparativos para o falecimento da rainha e posse do então príncipe).
Charles nasceu no Palácio de Buckingham às 21h14 de 14 de novembro de 1948. Como herdeiro do trono britânico, recebeu inúmeros títulos de nobreza. De acordo com as regras palacianas, era identificado oficialmente como His Royal Highness Prince Charles Philip Arthur George, Prince of Wales, Duke of Cornwall, Duke of Rothesay, Duke of Edinburgh, Earl of Chester, Earl of Carrick, Earl of Merioneth, Baron of Renfrew, Baron Greenwich, Lord of the Isles and Great Steward of Scotland, KG, KT, GCB, OM, AK, QSO, CC, PC, ADC.
O mais importante deles, antes da coroa, foi o título de Príncipe de Gales, criado para o herdeiro do trono britânico em 1969. Com a morte do pai, o príncipe Philip, Charles também herdou o título de Duque de Edimburgo.
Herdeiros do rei
Charles tem dois filhos com a primeira mulher, princesa Diana, e cinco netos. Os filhos são: o príncipe William, nascido em 21 de junho de 1982, e o príncipe Harry, nascido em 15 de setembro de 1984.
Os netos são George, Charlotte e Louis, filhos de William e Kate Middleton; e Archie e Lilibet Diana, filhos de Harry e Meghan.
Longa espera
Atualmente com 74 anos, Charles tinha apenas três quando a mãe se tornou rainha, onde ficou por sete décadas seguintes.
Para auxiliá-lo na empreitada de assumir o trono, Charles conta com a ajuda de Camilla, com quem se casou em 2005. Apontada como amante enquanto o atual rei era casado com Diana, ela foi vista como vilã por vários anos.
Ele e a esposa foram consagrados recentemente por uma carta de Elizabeth II, que expôs o desejo de que, quando Charles subir ao trono, Camilla suba junto, como rainha consorte.
Em terras brasileiras
Charles esteve no Brasil pela primeira vez em 1978, depois voltou ao país – dessa vez ao lado da Princesa Diana – em 1991. Em 2002 o Príncipe esteve no Brasil pela terceira vez e na última visita, em 2009, veio acompanhado da atual esposa.
Polêmicas do futuro rei
Charles chega à beira do trono mergulhado em um escândalo recente: a revelação de que recebeu 3 milhões de euros, em dinheiro vivo, de Hamad bin Jassim bin Jaber Al-Thani, da família real do Catar (taxadas como generosas doações do xeque a entidades filantrópicas patrocinadas pelo príncipe). Em três encontros entre 2011 e 2015, maços de 500 euros passaram da mão de um para outro, dentro de maletas e, uma vez, de sacolas da Fortnum & Mason, loja de luxo que fornece chá e mantimentos para a família real britânica.
Antes dessas doações, a fundação de Charles já vinha sendo investigada por ter aceito contribuições de um príncipe saudita posteriormente condecorado com títulos da nobreza britânica.
Foto: Chris Jackson/Getty Images