Por Poder360
Sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o agora presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa e recebeu a faixa presidencial de 8 pessoas durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto. Entre elas, um menino e uma mulher negros, um jovem ativista na luta anticapacitista e um indígena.
A escolha foi uma forma de ter mais representatividade no momento solene. O grupo é composto por brasileiros e representa a diversidade da população. Lula recebeu a faixa da presidente da Rede Centcoop (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis) do Distrito Federal, Aline Souza, 33 anos.
Além dela, estavam presentes:
- cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, ativista da causa indígena;
- Francisco, de 10 anos, que esteve na vigília para o petista em Curitiba;
- Weslley Viesba Rocha, 36 anos, DJ e metalúrgico;
- Murilo de Quadros, de 28 anos, professor;
- Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira que participou das vigílias em Curitiba;
- Ivan Baron, jovem ativista na luta anticapacitista (em defesa de pessoas com alguma deficiência e sua inclusão na sociedade).
Assista ao momento que Lula recebe a faixa (4min14s):
Saiba quem foram as 8 pessoas a entregar a faixa presidencial a Lula:
Francisco
Francisco, 10 anos, mora em Itaquera, periferia de São Paulo. É torcedor do Corinthians e filho de uma assistente social e de um advogado, que atuam nas causas sociais. Depois de assistir ao filme sobre a vida de Lula, diz que também pode ser presidente.
Aline Sousa
Aline Sousa, 33 anos, é catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadores da família. É mãe de 6 meninos e de uma menina. Desde 2015, é presidente da rede Centcoop-DF. Em 2013, ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional e representando os catadores e catadoras do DF. Atualmente, é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. É beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida desde 2009.
Raoni Metuktire
O cacique Raoni Metuktire, 90 anos, dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido por povos indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos e dedicou sua vida à defesa da vida e dos territórios desses povos. Da aldeia kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz.
Weslley Viesba Rodrigues Rocha
Weslley Viesba Rodrigues Rocha, 36 anos, é metalúrgico do ABC paulista desde os 18 anos. Atualmente, trabalha na empresa Delga, em Diadema. Natural de Diadema, é casado e pai de dois meninos. Formou-se em educação física com o auxílio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Murilo de Quadros Jesus
Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, é professor, formado em letras pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e mora em Curitiba. Foi professor de português na Universidad de La Sabana, em Bogotá (Colômbia), e bolsista na Bluefield College, nos EUA.
Jucimara Fausto dos Santos
Jucimara Fausto dos Santos é cozinheira e natural de Palotina, no Paraná. Dedicou a vida à cozinha. Trabalha atualmente na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá.
Ivan Baron
Ivan Baron tem paralisia cerebral, causada por meningite viral. É ativista na luta anticapacitista.
Flávio Pereira
Flávio Pereira, 50 anos, é natural de Pinhalão, no Paraná, e é artesão. Esteve na vigília “Lula Livre” durante os 580 dias em que o petista ficou preso.
Assista à cerimônia da posse de Lula:
Foto: Sérgio Lima/Poder360