O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, respondeu o ator Leonardo DiCaprio no Twitter, nesta quinta-feira (10), dizendo para ele pôr seu dinheiro na Amazônia em vez de apenas criticar as políticas do governo brasileiro. A reação de Salles ocorreu após o ator compartilhar a publicação de uma campanha que critica a política ambiental do governo Jair Bolsonaro na Amazônia.
“Caro @LeoDiCaprio, o Brasil está lançando o projeto de preservação ‘Adote Um Parque’, que permite a você ou qualquer outra empresa ou indivíduo escolher um dos 132 parques na Amazônia e parociná-lo diretamente por 10 euros por hectare por ano. Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?”, escreveu o ministro na mensagem em inglês.
A publicação foi uma resposta a outra feita pelo ator em que ele retuitou uma mensagem em inglês em um vídeo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) que pergunta a “todos os cidadãos, governos e pessoas ao redor do mundo: ‘De que lado você está: da Amazônia ou de Bolsonaro?”
O ator também publicou as hashtags em inglês “Corte o financiamento de Bolsonaro”, “Amazônia ou Bolsonaro” e “De que lado você está?”
Ativista ambiental e crítico da política de Bolsonaro para o setor, DiCaprio já foi alvo outras vezes de críticas do governo, inclusive feitas diretamente pelo presidente, que chegou a acusá-lo sem apresentar qualquer prova de financiar pessoas que colocaram fogo em trechos da floresta amazônica.
Sem mencionar o ator, o vice-presidente Hamilton Mourão também publicou o vídeo no Twitter e respondeu a pergunta feita no vídeo: “De que lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?”.
“O Brasil é o país que mais preserva suas florestas nativas no mundo. Essa é a verdade.Nós cuidamos!”, disse.
Assista o vídeo da campanha “Defund Bolsonaro” compartilhado por DiCaprio (1min27seg):
#DefundBolsonaro #AmazonOrBolsonaro #WhichSideAreYouOn https://t.co/Q1DtSSrhzg
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) September 9, 2020
Foto: Agência Brasil