O comando da Defesa Civil de São Paulo questionou o Google sobre o alerta enviado na madrugada desta sexta-feira (14) que informava moradores de São Paulo e Rio de Janeiro de um possível terremoto na região de Ubatuba.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, a plataforma informou que “está apurando” o que de fato aconteceu para que os usuários de Android tivessem sido avisados sobre um evento que estava fora do radar dos órgãos oficiais.
A CNN apurou que órgãos oficiais que trabalham com o monitoramento de desastres ficaram incomodados com o alerta do Google. Isso porque, a ferramenta chamada de “cell broadcast”, com avisos para a população, passou a ser mais explorada nos últimos meses.
Em dezembro, a Defesa Civil do Rio de Janeiro passou a usar o serviço para alertas climáticos. Em janeiro, foi a vez da Defesa Civil de São Paulo. Nesta semana, por exemplo, alertas foram enviados para moradores da capital paulista na segunda (10) e na quinta (13), informando respectivamente sobre chuva forte e possibilidade de chuva forte, com risco de alagamentos e deslizamentos.
No caso do Rio, depois do envio do alerta, a Defesa Civil acionou o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), que confirmou que não havia registro de abalo sísmico no estado.
A CNN questionou o Google sobre o alerta enviado e a repercussão nos órgãos oficiais, mas ainda não teve resposta.
Com informações da CNN Brasil.
Foto: Reprodução/Google.