Home Internacional Secretário-geral da ONU elogia Lula por apelo sobre crianças palestinas e israelenses

Secretário-geral da ONU elogia Lula por apelo sobre crianças palestinas e israelenses

11 de outubro de 2023, 14h37 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por DCM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu elogios do secretário-geral da ONU, António Guterres, por seu apelo em prol de uma intervenção humanitária na região do conflito entre Israel e o Hamas. “Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo”, escreveu Lula.

Segundo o G1, após a manifestação de Lula, Guterres entrou em contato com o governo brasileiro para manifestar o seu desejo de apresentar a situação humanitária ao Conselho de Segurança da ONU, do qual o Brasil atualmente detém a presidência rotativa. O Brasil se compromete a se unir a esforços para encerrar o conflito de forma imediata e definitiva.

“É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra”, disse o presidente do Brasil.

O apelo de Lula é feito em meio a um cenário de conflito entre Israel e o Hamas, no qual mais de 2.255 pessoas morreram, incluindo palestinos e israelenses. O presidente se manifestou nas redes sociais, já que ainda se recupera de cirurgias recentes e não está fazendo aparições públicas.

O conflito entre Israel e Palestina é um problema de longa data, que remonta a 1947, quando a ONU propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

Foto: Ricardo Stuckert

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário