Home Belo Horizonte Segunda fase de operação da PF mira quem recebeu desvio milionário da CEMIG

Segunda fase de operação da PF mira quem recebeu desvio milionário da CEMIG

25 de julho de 2019, 20h33 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (25), sete mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas em Nova Lima, na Grande BH, envolvidas com superfaturamento de dinheiro da indústria de energia.

Segundo a PF, esta é a segunda fase da operação “E o vento levou”, que em Abril deste ano focou na suspeita de desvio de recursos da Cemig por meio de aporte de R$ 850 milhões na empresa Renova Energia SA após 1 contrato superfaturado. Ainda segundo o órgão, parte do dinheiro, pelo menos R$ 40 milhões, foi desviado por meio de superfaturamento com a empresa Casa dos Ventos, a diversas outras empresas.

A segunda fase da operação, deflagrada nesta quinta (25), busca o destino final do dinheiro. Ou seja, as pessoas que teriam recebido os valores. Até o momento, a investigação aponta para pessoas e empresas de Minas Gerais e da Bahia. A operação contou com o apoio da Receita Federal e do Ministério Público Federal.

“E o vento levou” faz parte da 5ª fase da “Descarte”, operação que investiga empresas fantasmas usadas para lavagem de dinheiro e pagamento de propina.

Por nota, a Cemig informou que está em total colaboração com as autoridades e que também tem interesse na rápida evolução das investigações. Também declarou que manterá o mercado e a sociedade informados sobre a evolução do caso.

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário