Os termômetros voltarão a subir na capital mineira essa semana, e é esperado que as máximas ultrapassem os 36°C. Podendo quebrar novamente o recorde de dia mais quente do ano, em BH. Segundo a previsão, a cidade vai continuar em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar, que ficará inferior aos 30%, pelo menos até a próxima sexta-feira (20).
De acordo com a Defesa Civil, os índices de umidade relativa tão baixos vão manter a cidade em estado de atenção. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), este nível de secura pode provocar problemas respiratórios na população.
A Defesa Civil emitiu, na manhã desta segunda-feira (16), um alerta de baixa umidade relativa do ar, válido até a próxima sexta-feira (20), que ficará inferior aos 30%. Um índice considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde.
O calorão piora de quarta-feira (18) para quinta-feira (19) e os termômetros devem ficar entre 36ºC e 37ºC. E de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas para a cidade.
Índices de umidade relativa do ar:
Abaixo de 12% – estado de emergência
Abaixo de 20% – estado de alerta
Entre 20% e 30% – estado de atenção
60% – ideal segundo a OMS
Foto: Defesa Civil BH