Home Coronavírus Sobe para 20 casos confirmados de coronavírus no país

Sobe para 20 casos confirmados de coronavírus no país O terceiro caso confirmado no Rio é uma mulher que esteve na Itália.

8 de março de 2020, 15h39 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta manhã (8) o terceiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no estado, sendo o segundo na capital fluminense. Com isso, sobe para 20 o total de casos confirmados em todo o Brasil. A secretaria salientou, no entanto, que até agora, os três casos no estado do Rio são de pessoas infectadas fora do país.

A nova confirmação envolve uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou a paciente do segundo caso confirmado ontem (7) em viagem à Itália. Ela retornou do exterior na última quarta-feira (4) e já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à chegada dessa nova paciente ao Brasil, que está também em isolamento domiciliar.

O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, reiterou que não há, até o momento, transmissão ativa do vírus no estado. “Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no nível zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, disse Santos.

O secretário acrescentou que até este domingo (8) há 111 casos suspeitos no estado, além dos três confirmados de infecção pelo Covid-19. Os casos confirmados estão distribuídos assim pelos estados: Bahia (2), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (3), São Paulo (13) e Distrito Federal (1).

Vaticano


Foto: Vatican News

Os cuidados para tentar minimizar a propagação do novo coronavírus motivaram o papa Francisco a celebrar a oração do Angelus deste domingo (8) da biblioteca do Palácio Apostólico, e não da janela de seu escritório, cuja sacada dá para a Praça São Pedro.

Em um comunicado à imprensa, a Santa Sé explicou que a medida é para evitar os riscos de propagação da doença e que, em respeito a uma determinação da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, a participação dos fiéis nas missas está suspensa até, pelo menos, o próximo domingo (15).

A oração foi transmitida pela internet. Ainda assim, algumas pessoas optaram por acompanhar a celebração pelos telões da Praça São Pedro. Para estes, o Papa decidiu sair à sacada rapidamente e acenar.

“Uno-me aos meus irmãos bispos para encorajar os fiéis a viverem este momento difícil com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade”, disse Francisco, exortando as pessoas a nutrir a “força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade” em mais um “momento de provação”, em um “mundo marcado pelo egoísmo e pela avidez”.

Balanço

Um balanço da AFP feito com base em fontes oficiais neste domingo (8), apontou que o número de pessoas infectadas pela Covid-19 no mundo chegou a 105.836, das quais 3.595 faleceram, em 98 países e territórios.

No restante do mundo, registravam-se até este domingo (8), às 6h, 25.141 casos de pessoas infectadas (mais 889), das quais 498 vieram a falecer (mais 12). Os países mais afetados depois da China são Coreia do Sul (7.134 casos – 367 novos – e 48 mortos), Itália (5.883 e 233 mortos), Irã (5.823 casos e 145 mortos) e França (949 casos – mais 233 – e 16 mortos).

Desde sábado, às 14h, China continental, Coreia do Sul, França, Austrália e Argentina registraram novos casos letais. A primeira morte na Argentina foi um hommem de 64 anos.

Moldávia, Bulgária, Paraguai e Ilha de Malta anunciaram casos de contágio em seu território pela primeira vez.

Até este domingo, às 6h, e desde o início da epidemia, a Ásia somava 89.525 contágios (3.162 mortos); a Europa, 9.655 (263); o Oriente Médio, 6.158 (149); Estados Unidos e Canadá, 270 (16); Oceania, 83 (3); África, 78; e América Latina e Caribe, 66 (1).

Este balanço foi realizado com base em dados das respectivas autoridades nacionais, assim como com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com informações da Agência Brasil e Istoé.
Foto: Márcia Foletto em 06/03/2020 / Agência O Globo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário