Home Belo Horizonte Solenidade em BH marcará afago de Zema a Bolsonaro

Solenidade em BH marcará afago de Zema a Bolsonaro

24 de agosto de 2023, 08h07 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O título de cidadania honorária do estado de Minas Gerais, concedido pelo governador Romeu Zema a Jair Bolsonaro, deverá ser entregue ao ex-presidente na próxima segunda-feira (28/8), em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (23/8), tão logo requerimento para realização da solenidade de entrega foi lido no plenário da Assembleia Legislativa (ALMG), teve início um entrevero sobre a paternidade da honraria.

Deputados aliados a Bolsonaro, como Bruno Engler, Coronel Sandro e Sargento Rodrigues defenderam a comenda ao ex-presidente e exaltaram a realização do evento pela ALMG. Enquanto parlamentares oposicionistas, como Leleco Pimentel, Bella Gonçalves e Lohanna França foram à tribuna para dizer que essa concessão somente ocorrerá por iniciativa de Zema.

Pois vamos aos fatos. A honraria consta no Decreto Estadual número 300, de 30 de maio de 2019, assinado pelo governador Romeu Zema, com publicação no Diário Oficial do Estado em 31 de maio do mesmo ano. Aliás, na mesma edição, Zema também estendeu a cidadania honorária ao então juiz Sérgio Moro – hoje senador – e ao ex-vice-presidente Hamilton Mourão.

Ocorre que, até aquele momento, a indicação de nomes para receber tal honraria era prerrogativa do governador. Já no ano seguinte, essa prerrogativa mudou de lado. A Deliberação número 2753, de 28/09/2020, editada pela ALMG, concedeu ao Poder Legislativo a atribuição de conceder cidadania honorária. Como o afago de Zema a Bolsonaro ocorreu em 2019, atendeu à norma vigente à época.

Esta entrega estava pendente desde 2019. Então, o deputado Coronel Sandro requereu, com assinaturas de 26 parlamentares, a realização do evento de concessão do título outorgado por Romeu Zema. Vale lembrar que, embora os três decretos de Zema tenham sido publicados conjuntamente, não houve pedido para solenidade de entrega de homenagens a Sérgio Moro e Hamilton Mourão.

Por fim, duas incertezas permanecem no ar. Se Romeu Zema, enquanto autor da homenagem, comparecerá ao evento para entrega do título; e se Bolsonaro, em meio a nova internações e novas denúncias, realmente desembarcará em Belo Horizonte para se tornar, simbolicamente, cidadão mineiro.

Foto: Alan Santos/PR

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário