Por Itatiaia
O deputado Luiz Tadeu Martins Leite (MDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2023 e 2024.
Em sessão na tarde desta quarta-feira (1°), Tadeu recebeu 75 votos dentre os 76 deputados presentes. O emedebista encabeçou a única chapa que disputou os cargos para a Mesa Diretora da Casa, após um acordo que uniu parlamentares desde a base do governador Romeu Zema (Novo) como da oposição.
Inicialmente, Zema buscou articular uma chapa encabeçada pelo deputado Roberto Andrade (Patriota), mas o grupo não conseguiu apoio suficiente e desistiu da candidatura. Em seguida, o governo tentou articular uma chapa encabeçada pelo deputado Duarte Bechir (PSD), mas a estratégia também fracassou.
Na semana passada, após encontro de Tadeu Leite com Zema, um acordo definiu que não haveria disputa para o comando da Mesa Diretora da ALMG e Tadeu apresentou chapa única.
A chapa única encabeçada por Tadeu Leite, tem a deputada Leninha (PT) como 1a vice-presidente; Duarte Bechir (PSD), como 2a vice-presidente; Betinho Pinto Coelho, 3a vice-presidente; Antônio Carlos Arantes (PL), 1o secretário; Alencar da Silveira (PDT), 2o secretário; e João Vitor Xavier (Cidadania), 3o secretário.
Novo presidente
Tadeu Martins Leite, conhecido como Tadeuzinho, tem 36 anos, e está em seu quarto mandato na Assembleia de Minas.
Filho de Tadeu Leite, ex-prefeito de Montes Claros e ex-deputado estadual, Tadeuzinho entrou na política em 2010, quando se elegeu deputado pela primeira vez. Ele se reelegeu em todas as eleições seguintes, em 2014, 2018 e 2022.
Na legislatura passada, Tadeu Leite foi o primeiro secretário da Mesa Diretora.
Foto: ALMG