Home Internacional Terremoto de forte magnitude atinge Mianmar e Tailândia, deixando três mortos

Terremoto de forte magnitude atinge Mianmar e Tailândia, deixando três mortos O tremor no sudeste asiático provocou o colapso de edifícios.

28 de março de 2025, 09h34 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo fortemente sentido também na China e na Tailândia. As autoridades locais confirmaram duas mortes e dezenas de desaparecidos após o tremor.

O abalo sísmico ocorreu na tarde desta sexta-feira, no horário local, o que corresponde à madrugada no Brasil. O epicentro foi localizado a 16 km ao norte de Mandalay, cidade de Mianmar.

Além da alta magnitude, um dos fatores que intensificaram o impacto do tremor foi a sua baixa profundidade, a apenas 10 km abaixo da superfície, o que causou uma sensação mais forte e destrutiva.

Na escala Richter, um terremoto de magnitude 7,7 tem potencial para causar danos graves, como a destruição de edifícios em áreas densamente habitadas, o que aconteceu na Tailândia. Em Bangkok, a capital, um grande prédio desabou no Parque Chatuchak, uma das áreas mais antigas da cidade, matando três pessoas, com danos relatados por todo o país.

O primeiro-ministro da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou Bangkok como uma “zona de emergência”. Em uma declaração oficial, informou que instruiu o Ministério do Interior a tratar a situação como uma emergência nacional, permitindo o envio imediato de ajuda pública, se necessário. A capital tailandesa ainda enfrenta dificuldades, com um número desconhecido de pessoas presas sob os escombros do edifício colapsado.

“O primeiro-ministro está retornando a Bangkok imediatamente e pediu que a população evite prédios altos, utilize apenas escadas e mantenha a calma”, afirmou o comunicado. “Todas as agências governamentais foram notificadas, e as escolas receberam a orientação de enviar os alunos para casa mais cedo.”

O governo local também alertou que novos tremores podem ocorrer nas próximas 24 horas. Pouco depois do tremor principal de magnitude 7,7, um forte abalo secundário de magnitude 6,4 atingiu Mianmar.

Foto: Redes Sociais.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário