Home Minas Gerais Tribunal de Justiça de Minas suspende licenciamento de mineração na Serra da Piedade, na Grande BH

Tribunal de Justiça de Minas suspende licenciamento de mineração na Serra da Piedade, na Grande BH Mina do Brumado teve as atividades paralisadas em 2005. Em 2019, a empresa AVG conseguiu licenciamento para voltar a operar na região.

23 de fevereiro de 2021, 10h14 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por G1

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deferiu um recurso ajuizado pela Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, que pedia a suspensão de licenciamento para retomada da atividade Mina do Brumado, que fica na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A decisão afirma que a concessão de licença prévia concomitante com licença de instalação, concedidas em 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), descumpre acordo judicial homologado e transitado em julgado de 2012. Nele, a AVG assumiu o compromisso de recuperar a área devastada.

“Ademais, imperioso ressaltar que restou evidenciada a urgência, tendo em vista que eventual exploração em desconformidade com o acordo celebrado mostra-se medida irreversível, uma vez que se trata de meio ambiente, área tombada na Serra da Piedade, declarada monumento natural estadual”, diz a decisão.

Desde 2005, as atividades da mina estavam paralisadas. A Justiça embargou as atividades da mineradora anterior que atuava no local por exploração predatória.

Em nota, a AVG disse que não tem conhecimento da decisão. E disse que decisão do TJ “seria nula por incompetência absoluta e ofensa ao juízo natural”, já que, segundo a empresa a decisão deveria vir da Justiça Federal, onde tramita o acordo.

Foto: Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário