O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país. A declaração foi feita neste domingo (9/2), durante sua viagem a Nova Orleans, onde acompanhará o Super Bowl.
Estratégia protecionista
Desde que reassumiu a presidência em 20 de janeiro de 2025, Trump tem intensificado sua política de tarifas como uma forma de proteger a economia norte-americana. Nos últimos meses, já foram aplicadas taxações sobre produtos importados do México, do Canadá e da China.
Os governos mexicano e canadense chegaram a negociar com os Estados Unidos, conseguindo a suspensão temporária das tarifas. No entanto, segundo Trump, a nova medida afetará a importação de metais de todos os países e será oficialmente anunciada nesta segunda-feira (10/2).
“Qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, afirmou o presidente republicano a jornalistas a bordo do avião presidencial.
Impacto no Brasil
Caso a decisão seja confirmada, o Brasil estará entre os países mais afetados, já que figura como um dos principais exportadores de aço para os Estados Unidos. Dados do Departamento de Comércio norte-americano indicam que o Brasil é o terceiro maior fornecedor do produto ao país, ficando atrás apenas do Canadá e do México.
Durante seu primeiro mandato (2017-2021), Trump já havia imposto tarifas sobre o aço e o alumínio importados, levando a demissões no setor siderúrgico brasileiro. No entanto, após pressões diplomáticas e empresariais, a medida foi revertida e os impostos foram suspensos.
Além da taxação sobre metais, Trump também declarou que pretende adotar “tarifas recíprocas” contra países que impõem impostos sobre produtos norte-americanos.
Foto: Reprodução.