O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta sexta-feira (23) em sua conta do Twitter que ofereceu ajuda ao Brasil para combater queimadas na Amazônia. E que relacionamento entre os dois está “mais forte do que nunca.”
“Acabei de falar com o Presidente Jair Bolsonaro do Brasil. Nossas perspectivas comerciais futuras são muito empolgantes e nosso relacionamento é forte, talvez mais forte do que nunca. Eu disse a ele que se os Estados Unidos puderem ajudar com os incêndios na floresta amazônica, estamos prontos para ajudar!”, disse o presidente norte-americano.
Na noite desta sexta, o presidente Jair Bolsonaro comentou no Twitter que Trump se colocou à disposição para ajudar na proteção da Amazônia e no combate às queimadas, “se assim desejarmos, bem como para trabalharmos juntos por uma política ambiental que respeite a soberania dos países”.
“Temos o desejo mútuo de lançar uma grande negociação comercial em breve, com a finalidade de promover a prosperidade dos nossos povos” concluiu Bolsonaro na publicação.
No fim desta tarde, o presidente brasileiro autorizou o uso de Forças Armadas no combate às queimadas na Amazônia. O decreto assinado prevê o uso das tropas até 24 de setembro.