Home Política TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível até 2030

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível até 2030 Quarto voto pela condenação de Jair Bolsonaro foi proferido pela ministra Carmen Lúcia

30 de junho de 2023, 13h27 | Por Carlos Lindenberg

by Carlos Lindenberg

Por Itatiaia

A maioria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (30) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ficar inelegível pelos próximos oito anos por abusar dos poderes da presidência da República ao se reunir com embaixadores para criticar as urnas eletrônicas.

O voto decisivo, que formou maioria no tribunal, foi da ministra Cármen Lúcia, após retomada da sessão. Antes de ler o voto ela adiantou que vai acompanhar o relator do processo.

Com o placar de 4×1, o TSE tem agora maioria para aceitar a ação apresentada pelo PDT.

Ainda faltam votar os ministros Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e Nunes Marques. Mesmo que os dois ministros votem a favor de Bolsonaro, a maioria do tribunal já ficou definida pela inelegibilidade do ex-presidente.

O processo que resultou na cassação de Bolsonaro se originou de uma representação do PDT após um encontro do então presidente da República com embaixadores de países estrangeiros em julho do ano passado.

Na reunião transmitida em 2022, pela TV Brasil, pertencente à comunicação estatal, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral do país e pôs em xeque a segurança das urnas eletrônicas.

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário