A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi uma das instituições federais brasileiras mais bem classificadas no ranking de melhores universidades da revista britânica Times Higher Education (THE), uma das mais importantes em avaliação do ensino superior do mundo.
No total, o Brasil tem 46 instituições no ranking deste ano, 11 a mais que no ano passado. Sendo a USP a primeira universidade brasileira a aparecer na lista, ocupando posição entre 251 e 300. A segunda brasileira é a Unicamp, que ocupa um lugar entre as 501 e 600 melhores, caindo posições, já que no ano passado a universidades estava entre as 401 e 500 primeiras. E a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi considerada a terceira brasileira em melhor colocação, ficando entre 601ª e a 800ª colocação.
O ranking também coloca o Brasil na sétima colocação entre os países, ultrapassando Itália e Espanha na comparação com o levantamento anterior.
E para compor o ranking, a consultoria analisa questões relacionadas ao ensino, como o ambiente de aprendizagem; o volume de pesquisas e a reputação da instituição; quantidade de citações; rendimentos na indústria relacionados à transferência de conhecimento para o mercado; e internacionalização.
Mais uma vez, a líder é a Universidade de Oxford, do Reino Unido, que já ocupava o topo no ano anterior. Entre as dez mais bem classificadas, três são inglesas e sete são norte-americanas.
Foto: Foca Lisboa/ UFMG