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UFMG é destaque no Enade com desempenho acima da média nacional Dos 23 cursos avaliados, 19 receberam nota 5; sistema público federal concentra a excelência no país.

21 de outubro de 2020, 19h51 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Os resultados da edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho, divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a UFMG alcançou nota máxima (5) em 19 dos 23 cursos, ou 82,6% do total; três conseguiram conceito Muito Bom (nota 4).

Além disso, do total de cursos avaliados, 15 ainda melhoraram o seu desempenho em relação à avaliação anterior (2016/2017), dos quais sete (30% do total) subiram uma faixa no conceito: Agronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia e Tecnologia em Radiologia, que chegaram ao conceito 5. Zootecnia subiu para 4. Nenhum curso registrou queda de desempenho.

O desempenho dos estudantes da UFMG fica acima da média nacional em 22 das 23 carreiras avaliadas. A exceção é o curso de Engenharia de Alimentos, oferecido no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, ainda em fase de consolidação – mesmo assim obteve o conceito de suficiência (3).

“É um resultado que nos enche de orgulho e se soma a todos os outros excelentes resultados que a UFMG tem alcançado nos últimos anos. No caso do Enade, a excelência nos cursos de graduação que oferecemos se sobressai, sobretudo quando nos damos conta de que 22 dos 23 cursos avaliados tiveram desempenho 4 ou 5, ou seja, muito bom ou excelente” , avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

A reitora também lembra que apenas um desses cursos não tem desempenho superior à média brasileira. “Em todos os demais, nossos estudantes se destacam pelo desempenho na avaliação. Os dados comprovam que a UFMG se fortalece como instituição de excelência e de relevância, já que 56% de seus estudantes atualmente são provenientes de escolas públicas. A UFMG cumpre, assim, um importante papel na formação de pessoas com excelente qualificação, bem como na inclusão social”, argumenta a dirigente.

Excelência nas federais
Os dados divulgados pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação do sistema de ensino superior demonstram que a maior parte da excelência no ensino superior brasileiro está no sistema federal, que concentra 67% das notas máximas obtidas pelos estudantes de todo o país. Universidades estaduais concentram outros 14,5% das notas máximas. As universidades federais respondem por menos de 5% dos conceitos 1 e 2, que representam risco de descredenciamento do curso. Já as instituições privadas têm quase 47% dos cursos avaliados com esses conceitos e apenas 1,4% avaliados com nota 5.

Na UFMG, a lista de cursos com nota máxima inclui, além dos já citados, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Educação Física (bacharelado), Farmácia e Nutrição. Os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal e Zootecnia obtiveram nota 4. O curso de Engenharia de Alimentos foi avaliado com nota 3.

Com informações da UFMG.
Foto: Divulgação/ Foca Lisboa – UFMG.

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