Home Belo Horizonte Vacina contra a gripe: saiba onde se vacinar e quem está apto a receber a dose em BH

Vacina contra a gripe: saiba onde se vacinar e quem está apto a receber a dose em BH Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e o cartão de vacina.

16 de abril de 2025, 21h38 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação definidos pelo Ministério da Saúde e ainda não se imunizaram contra a gripe podem se dirigir a um dos 153 postos de saúde de Belo Horizonte. A Prefeitura da capital também está oferecendo as doses no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em alguns pontos extras. Os endereços e horários de funcionamento desses locais podem ser consultados no site oficial da prefeitura.

Atualmente, além de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos e gestantes, devem se vacinar os trabalhadores da saúde, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores da educação básica, fundamental e superior, pessoas com deficiência permanente, indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros. Também foram convocados os funcionários dos Correios, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, além de povos indígenas e comunidades quilombolas.

Documentos exigidos nos postos de saúde

Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina. Trabalhadores do transporte coletivo, dos Correios, professores, caminhoneiros e profissionais das forças armadas, segurança e salvamento devem apresentar um comprovante da função que exercem. Já as puérperas precisam levar a certidão de nascimento do bebê ou um registro hospitalar do parto.

Balanço da vacinação

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a gripe em 31 de março, mais de 114 mil doses foram aplicadas em Belo Horizonte. Aproximadamente 100 mil dessas doses foram destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Com isso, em duas semanas, a cidade alcançou uma cobertura vacinal de 15,1%. A meta é atingir 90%.

É importante destacar que a vacina contra a gripe oferece proteção contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.

Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário