Belo Horizonte recebeu 15,8 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 e irá otimizar a distribuição dos imunizantes, concentrando o estoque em unidades de saúde específicas. A medida visa evitar o desperdício de doses e garantir que os públicos elegíveis sejam atendidos. A lista de locais disponíveis estará disponível no site da Prefeitura a partir das 19h desta quarta-feira (2).
A vacinação de rotina abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Esses grupos podem receber a vacina contra a Covid-19 independentemente das campanhas em andamento. Já os grupos especiais incluem pessoas imunocomprometidas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, os trabalhadores dos Correios agora também integram os grupos especiais, devido ao alto volume de interação com o público, o que aumenta o risco de infecção. Além disso, foi emitida uma recomendação para intensificar a vacinação de cuidadores de idosos, uma vez que a faixa etária acima dos 60 anos está mais suscetível a complicações graves da doença. Ambos os grupos devem receber uma dose anual.
Vale ressaltar que todas as vacinas contra a Covid-19 são seguras, testadas e eficazes na prevenção de casos graves e óbitos. Para ser vacinado, é necessário não ter apresentado sintomas da doença nos últimos 30 dias. Além disso, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão de vacinação e o CPF no momento da aplicação. Outras exigências para a vacinação de cada grupo podem ser consultadas no portal da Prefeitura.
Foto: Reprodução.