O corpo do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, está sendo velado nesta segunda-feira (3) no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A cerimônia, que teve início restrito a familiares e amigos próximos, será aberta ao público a partir das 10h.
O ex-governador tinha 86 anos e estava internado desde a semana passada. Segundo o deputado federal Newton Cardoso Júnior, filho do ex-governador, o pai morreu de falência múltipla de órgãos. Cardoso fundou o jornal Hoje em Dia, em 24 de fevereiro de 1988.
O velório seguirá até as 17h no Palácio da Liberdade (ex-sede do Governo de Minas, em BH), onde será realizado com honrarias, por ele ter sido governador do Estado e também pela trajetória política.
Às 8h teve início o velório, restrito para familiares e amigos. O público pode entrar no velório a partir de 10h. O acesso será feito pelo portão principal do Palácio da Liberdade, em frente à Praça da Liberdade.
Às 15h haverá uma oração ecumênica que será realizada por um representante da Igreja Católica e outro de outra religião. Antes do encerramento do velório, será feita a cerimônia de dobra da bandeira de Minas Gerais, que cobre o caixão, e que será entregue à família. Nesse momento, será executado o toque de silêncio em homenagem ao ex-governador Newton Cardoso.
Às 16h o caixão será retirado do Palácio da Liberdade, em um ato solene de marcha, por militares da guarda, e colocado sobre o carro funerário. O cortejo seguirá até o Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem. Às 17h está prevista a chegada ao Parque Renascer Cemitério e Crematório. Meia hora depois será a cremação do corpo, reservada à família.
Biografia
Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938, em Brumado, na Bahia. Era formado em administração pública e sociologia política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Durante a ditadura militar, foi um dos fundadores do partido de oposição, o Movimento Democrático Brasileiro, MDB. Governou Minas Gerais de 1987 a 1991, foi vice-governador de 1999 a 2002 e deputado federal por três mandatos: 1979-1982, 1995-1996, 2011-2015, além de vice-líder do MDB na Câmara dos Deputados de 2011 a 2012. Foi também prefeito de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por três legislaturas: 1973-1977, 1983-1986 e 1997- 1998.
Newton Cardoso fundou o jornal Hoje em Dia, em 24 de fevereiro de 1988.
Saúde debilitada
Em comunicado publicado nas redes sociais na última sexta-feira (31), o filho do político, Newton Cardoso Júnior – deputado federal e atual presidente do MDB em Minas -, informou que o ex-governador havia sido internado para tratar da saúde e que o quadro clínico inspirava cuidados.
Na manhã deste domingo, Newton Cardoso Júnior informou a morte do pai.
De acordo com nota divulgada pela Executiva Nacional do MDB, Newton Cardoso deu início à vida política em 1950, no movimento estudantil pelo antido PR. Em 1966, “cerrou fileiras contra o regime militar” e ajudou a fundar o MDB de Minas. Em 1972 elegeu-se pela primeira vez prefeito de Contagem, assumindo no ano seguinte.
Com informações do Hoje em Dia.
Foto: Fernando Michel/Hoje em Dia.