Home Belo Horizonte Verbas para recuperação de trechos de avenidas em BH e Contagem devem ser liberadas, diz Secretário Nacional da Defesa Civil

Verbas para recuperação de trechos de avenidas em BH e Contagem devem ser liberadas, diz Secretário Nacional da Defesa Civil Valor deve ser publicado no Diário Oficial de MG. Recurso pode ser insuficiente, já que previsão é de mais chuvas e MG ainda se recupera de temporal histórico.

22 de janeiro de 2020, 16h50 | Por Lena Alves

by Lena Alves

Deve ser publicado no Diário Oficial de Minas Gerais o valor da verba destinada pelo governo Federal para recuperação de trechos das Avenida Tereza Cristina, principalmente na região oeste de Belo Horizonte e no município de Contagem, na região metropolitana da capital.

Em entrevista pela rádio Itatiaia, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas disse que o dinheiro deve sair ainda está semana. Segundo ele, é aguardado a decretação da situação de emergência, que deve ser publicado ainda nesta quarta-feira(22).

“Assim que for incluída a quantidade de recursos que precisa através do plano de trabalho, imediatamente os recursos para recuperação da avenida serão liberados”, disse o secretário.

A verba que ainda estar por vir, pode ser insuficiente, já que a previsão em MG é de mais chuvas intensas conforme alerta anunciado em conjunto pelo Executivo Federal ontem conforme adiantando aqui pelo blog

Na capital mineira, mais de 200 garis ainda trabalham na avenida Tereza Cristina , que liga Belo Horizonte a Contagem, para tentar limpar a avenida que concentra boa parte da canalização do Rio Arrudas. 

No local, além da sujeira, boa parte do asfalto foi retirado com a força da água e do rio que transbordou nos últimos dias.

Nesta terça, o trânsito foi liberado parcialmente no local. Entre o trecho da avenida antes da Via 210, a liberação foi em ambos os sentidos. Na situação mais crítica da avenida onde ainda têm buracos provocados pela enxurrada durante o temporal no último domingo, o trabalho continua segundo a BHTrans. 

A avenida continua interditada no trecho entre a Via 210 e o Anel Rodoviário nos dois sentidos. Motoristas devem atenção redobrada na região.

Previsão 

Até o momento, o maior volume registrado no ano foi na última sexta-feira, quando choveu 72 mm. A previsão segundo o alerta é de que chova entre 150 e 400 milímetros, em três estados da região Sudeste e dois da Centro Oeste. Na linha de possibilidade de chuvas intensas a partir desta quarta-feira (22), estão os estados do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

A população de Belo Horizonte e das regiões Metropolitana, Zona da Mata e Vale do Rio Doce está em estado de alerta por causa da previsão de chuva forte que deve atingir essas localidades a partir da tarde desta quinta-feira (23) até sábado (25). O maior volume está previsto para sexta-feira (24).

O volume em BH no último domingo foi de 48 mm, sendo que o restante choveu em Contagem, na região metropolitana.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou a pouco que uma reunião está prevista para esta tarde, com todos os Coordenadores Municipais de Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte para criação de um plano metropolitano de enfrentamento ao período chuvoso, com o foco para as chuvas dos próximos dias.

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência para areas afetadas pela chuva nos primeiros dias de 2020 na capital mineira. O decreto foi publicado hoje (22) no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo à prefeitura, a medida foi tomada após a destruição provocada na Avenida Tereza Cristina durante um temporal no último domingo. Hoje, o prefeito Alexandre Kalil informou que vai transferir seu gabinete para o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, COP-BH, nos próximos dois dias, tendo em vista as previsões de fortes chuvas para quinta e sexta.

Ponto de inundação na Avenida Teresa Cristina – Foto: Claudio Kubrusly/BHTrans /

A Prefeitura de Belo Horizonte montou no local uma força tarefa com todas suas secretarias e órgãos além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Gasmig com o objetivo de monitorar a evolução climática na cidade e atuar em casos de emergência.

Para esta quinta-feira (23) o comunicado meteorológico é com possibilidade de pancadas de chuva (20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h da manhã. 

No alerta da Defesa Civil Municipal emitido hoje a possibilidade de chuvas fortes até a noite de sábado (25). 

A recomendação do órgão é de muita atenção e pedido para que motoristas e pedestres evitem areas  de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

Veja os principais pontos de alagamento de Belo Horizonte durante temporal segundo levantamento do jornal o Tempo

Região Venda Nova
– Avenida Vilarinho com avenida Dr Álvaro Camargos

Região Norte
– Avenida Cristiano Machado com avenida Sebastião de Brito

Região Norte
– Avenida Bernardo Vasconcelos com avenida Cristiano Machado

Região Pampulha
– Avenida Heráclito Mourão de Miranda com Clóvis Salgado

Região Nordeste
– Avenida Bernardo Vasconcelos com avenida Cristiano Machado

Região Leste
– Rua Pitangui com avenida Silviano Brandão

Região Centro-Sul
– Avenida Prudente de Morais com rua Joaquim Murtinho

Região Oeste
– Avenida Francisco Sá com rua Erê
– Avenida Silva Lobo com avenida Barão Homem de Melo
– Avenida Tereza Cristina com avenida Palestina

Orientações 

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros

A Defesa Civil orienta que não se aproxime de cabos elétricos rompidos. Em caso de registro deve ligar imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

Foto: Benny Cohen/EM/D.A Press

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário