Home Política Vice-presidente Mourão é excluído de reunião ministerial

Vice-presidente Mourão é excluído de reunião ministerial O presidente Bolsonaro promoveu nesta terça-feira (9) um encontro com 22 dos 23 ministros no Palácio do Planalto.

9 de fevereiro de 2021, 14h42 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Uma reunião para 22 ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizada nesta terça-feira (9) no Palácio do Planalto, em Brasília, não teve a presença a de seu vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

A reunião ministerial não foi incluída na agenda oficial do presidente e contou com a presença de 22 dos ministros do governo Bolsonarista.

Segundo o jornal o Globo, Bolsonaro avisou sobre a reunião a cada pasta de maneira individual, justamente para não precisar convidar Mourão.

Conforme o blog trouxe nos comentários, o presidente está descontente com o seu vice.

Há uma desconfiança de vazamento de informações.

Esqueceram de mim

Durante discurso na cerimônia de inauguração do Portal Participa mais Brasil, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, se esqueceu de citar o nome do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) entre os presentes no palco. Ramos foi chamado atenção pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general Augusto Heleno.

No evento em Brasília do lançamento da plataforma, o presidente da República   e o vice  se encontraram. Foi a primeira vez, após desentendimento público entre os dois.

Mourão costuma se sentar ao lado direito de Bolsonaro, posição que ficou vazia na reunião ministerial desta terça — Foto: Marcos Corrêa/PR

Ao cumprimentar as autoridades, Bolsonaro chamou todas pelo nome, menos Mourão que foi chamado apenas pelo cargo: vice-presidente.

“Eu queria saudar o novo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, saudar o Arthur Lira (presidente da Câmara), prezado Collor (Senador), prezado Ramos (Ministro da secretaria de Governo), prezado vice presidente da República, prezado Braga Neto (ministro da Casa Civil)”, disse em discurso, Bolsonaro, sendo Mourão o único presente no evento que não teve o nome citado, apenas o cargo.

Relações estremecidas

No final de janeiro, um assessor do vice-presidente procurou um chefe de gabinete de um deputado federal, que não teve o nome revelado, para dizer que Mourao era “ mais preparado e político” do que Bolsonaro, dando a entender que estaria articulando um impeachment contra o atual presidente.

Após a divulgação, Mourão condenou a atitude e exonerou o assessor. Como o blog destacou na semana passada, o vice estaria irritado pela falta de participação no governo.

O vice passou a manhã no seu gabinete, que fica em um dos anexos do Palácio do Planalto. Ao retornar do almoço hoje, Mourão foi questionado pela imprensa que cobre em Brasília se tinha sido convidado para reunião.

“Não fui convidado. Não fui chamado. Então, acredito que o presidente julgou que era desnecessária minha presença. Só isso”, disse o vice. Questionado se está incomodado com a situação, respondeu: “Não”.

Com o Globo
FOTO: SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário