Home Brasil VÍDEO – Em sinal de apoio, Chico Buarque lê livro perseguido pela extrema-direita

VÍDEO – Em sinal de apoio, Chico Buarque lê livro perseguido pela extrema-direita

14 de março de 2024, 00h38 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O cantor Chico Buarque divulgou um vídeo lendo trecho do livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, que vem sofrendo censura. A diretora de uma escola em Santa Cruz do Sul (RS) pediu o recolhimento da obra ao Ministério da Educação por supostamente conter “vocabulário de baixo nível” e descrições de cenas de sexo impróprias a estudantes.

“Sei que ninguém quer morrer da maneira como você morreu, um fuzilamento, sem chances de defesa. Você não teve a mesma chance de Dostoiévski, não é mesmo? Não houve nenhum salvo-conduto. Nada. Nenhum czar para te salvar”, diz trecho do livro lido por Chico Buarque.

Dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Goiás e do Mato Grosso do Sul anunciaram a retirada do livro de suas redes de ensino após a crítica da diretora. O escritor tem recebido apoio, além de artistas, de uma série de entidades, como a Academia Brasileira de Letras (ABL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

O livro, que recebeu o prêmio Jabuti em 2021, trata sobre racismo, violência policial e morte de problemas estruturais. A leitura da obra foi aprovada nas escolas pelo Ministério da Educação (MEC) ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2022.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário