Home Brasil VÍDEO: Lula faz apelo por acordo de paz e denuncia genocídio em Gaza na COP 28

VÍDEO: Lula faz apelo por acordo de paz e denuncia genocídio em Gaza na COP 28 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta sexta-feira (1º) seu primeiro discurso na abertura da conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

2 de dezembro de 2023, 10h30 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo neste sábado (2) na COP28, em Dubai, pedindo um “esforço incomensurável” da ONU para alcançar um acordo pela paz. Durante a reunião do G77 sobre Mudança do Clima, Lula enfatizou a importância de buscar a paz para preservar o planeta.

“Enquanto estamos debatendo a questão climática, a guerra continua na Ucrânia e entre Israel e o Hamas. O que está acontecendo em Gaza não é uma guerra, é praticamente um genocídio. Milhares de crianças e mulheres assassinados”, afirmou.

“E eu penso que, daqui do G77, precisamos fazer um chamado pela paz e pela sensatez para salvar o planeta, e não para o destruirmos em guerras”.

O chefe do Executivo ainda quebrou o protocolo ao denunciar o que descreveu como genocídio perpetrado pelo governo de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, é praticamente um genocídio. Porque só de crianças são mais de 6 mil que foram mortas, além de milhares desaparecidas. Mulheres fazendo cesarianas para terem filhos antes de serem atingidas por uma bomba”, ressaltou Lula.

“E eu penso que daqui do G77 a gente fizesse um chamamento àqueles que estão em guerra, que é hora de parar, é hora de conversar, é hora da sensatez tomar conta da alma humana para a gente acreditar que nós estamos trabalhando para salvar o planeta, não para destruí-lo com guerras. Salvar o planeta para que a gente possa viver em paz”.

Vale destacar que o grupo dos 77 é a principal organização de países em desenvolvimento da ONU, contando com 134 países e desempenhando um papel vital na economia, cooperação e no desenvolvimento multilateral. Apesar do número de países, o nome “G77” é mantido por sua relevância histórica.

Fonte: Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução/Youtube.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário