Home Brasília Vídeo mostra atentado com homem-bomba em frente ao STF

Vídeo mostra atentado com homem-bomba em frente ao STF Francisco Wanderley Luiz detonou explosivo em frente ao STF na noite dessa quarta-feira (13/11). Câmeras de segurança registraram a ação.

14 de novembro de 2024, 12h13 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Câmeras de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) registraram o momento exato em que Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, detonou um explosivo em frente à Corte, na noite dessa quarta-feira (13/11).

Pelas imagens, é possível ver o momento que o homem-bomba joga explosivos próximo à Estátua da Justiça. Em seguida, ele se deita, e o artefato acende, solta fumaça e explode. Surgem fogos de artifício à esquerda da imagem, e mais fumaça sai da região próxima à cabeça do homem.

Assista:

No vídeo, é possível ver quando Francisco chega ao STF, segurando um guarda-chuva. Depois, ele larga o item, abre o que aparente ser uma mochila, tira algumas coisas de dentro e atira em direção à estátua da Justiça.

Seguranças do próprio STF chegam perto dele. Um chega a parar na frente da estátua. Então, um fogo aparece na mão de Francisco e ele atira em direção ao prédio.

Os seguranças se afastam. Neste momento, é possível ver uma fumaça “saindo” do corpo do homem. Segundos depois, um fogo surge na cabeça dele e ele cai no chão.

Depois da explosão, servidores do STF colocam cones ao redor do corpo a fim de isolar a área até a chegada da perícia.

Candidato a vereador

Francisco foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), onde morava. Lá, ele era conhecido como Tiü França. Ele morreu no local, no momento da explosão.

O homem estava no Distrito Federal havia cerca de três meses, morando em uma casa alugada em Ceilândia.

Segurança
Pouco antes de Francisco se explodir, um carro, registrado no nome dele, também explodiu, no estacionamento próximo ao STF. Após o ocorrido, como medida de segurança, os ministros do Supremo foram retirados às pressas, e o perímetro da Praça dos Três Poderes foi isolado pela polícia devido ao risco de novas explosões.

A Polícia Civil do Distrito Federal realizou perícia no local dos ataques. A Polícia Federal (PF) anunciou que um inquérito será instaurado para apurar as circunstâncias do episódio.

Em resposta ao ocorrido, a segurança foi reforçada nos prédios dos palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu.

Na madrugada e manhã desta quinta-feira (14/11), os prédios do STF passam por uma varredura completa para verificação de eventuais artefatos. O expediente foi suspenso até o meio-dia.

Aviso nas redes
Nas redes sociais, Francisco escreveu mensagens sugerindo um ataque com bombas contra alvos políticos que ele chama de “comunistas de merda”.

Ele chegou a divulgar prints que mandava a si próprio com várias ameaças. “Vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da República”, diz uma das mensagens. No post, ele alegou que o “jogo só acaba 16/11/2024”.

“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos”, escreveu ele, em imagem publicada no Facebook.

Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”, prosseguiu.

Em uma outra publicação, Francisco Wanderley está dentro do plenário do STF e diz “deixaram a raposa entrar no galinheiro”, contou.

Com informações do Metrópoles.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário