No último sábado (20), a presidente do Peru, Dina Boluarte, foi vítima de agressão durante a cerimônia de inauguração de obras em uma rodovia em Ayacucho, conforme relatado pela agência oficial de notícias peruana, Andina. Durante o evento, um grupo de mulheres se aproximou de Boluarte, e uma delas chegou a puxar seu cabelo. A agressora foi imediatamente contida por policiais e detida.
A Andina informa que as mulheres envolvidas no incidente se identificaram como parte de uma associação de familiares das vítimas dos protestos políticos ocorridos no final de 2022. O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otárola, expressou seu repúdio à agressão, enfatizando que “com a violência, todos perdemos como país”, e destacou a gravidade do ocorrido ao colocar em perigo a integridade da chefe de Estado.
Diversas instituições governamentais do Peru também condenaram veementemente o episódio, incluindo o Ministério da Mulher. Em uma publicação nas redes sociais, a pasta destacou a necessidade de erradicar todas as formas de violência contra as mulheres no país, afirmando: “Apelamos para que este caso nunca se repita contra nenhuma mulher”.
⚡️Agreden a Dina Boluarte durante su visita a Ayacucho pic.twitter.com/OpmcyvNnZs
— Sepa Más (@Sepa_mass) January 20, 2024
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.