O Guia Descorchados, principal referência sobre vinhos na América do Sul, elegeu uma produção de Minas Gerais como a melhor do ano. A publicação descreveu os vinhos da região como “excelentes, oriundos de vinhedos com poda invertida, desafiando o clima e se adaptando a um terroir que, em teoria, não seria o mais adequado para a produção de grandes vinhos.”
Na edição de 2025, que avalia vinhos de países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai, o destaque vai para a Sacramentos Vinifer. A vinícola, que iniciou seu plantio em novembro de 2018 com mudas das variedades Syrah e Sauvignon Blanc no Vinhedo São Miguel, em Sacramento, na Serra da Canastra (MG), desafiou as expectativas, já que a região era considerada pouco promissora para a produção de uvas de alta qualidade.
A primeira safra, em 2021, resultou no Sacramentos Sabina Syrah, que conquistou uma Medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022. Esse resultado também garantiu ao vinho a maior pontuação de um rótulo brasileiro no Descorchados 2022. O Sabina Syrah continuou a brilhar, sendo reconhecido em 2023 como o “Melhor Tinto Brasileiro”. Agora, na edição de 2025, o vinho retorna ao topo da categoria ‘Melhor Tinto Brasileiro’, com o rótulo Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024.
Descorchados destaca a evolução da viticultura mineira
O Guia Descorchados também salienta a evolução das vinícolas em Minas Gerais. “Com a ajuda do inovador Alejandro Cardozo – uma das grandes mentes do vinho sul-americano –, a Sacramentos nos encantou este ano com diversas amostras, incluindo o Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024, um avanço na exploração de seu território,” destaca a publicação, mencionando o enólogo-chefe da vinícola.
Além disso, a publicação reconhece a ousadia de Jorgito Donadelli, cofundador da Sacramentos Vinifer. “Jorgito, o empresário que se tornou produtor, nos mostrou que, por trás de sua personalidade calma, tem a força necessária para levar sua vinícola ao topo da viticultura brasileira,” conclui o Guia.
Foto: Divulgação Sacramentos Vinifer.