Home Minas Gerais Zema confirma presença no ato de Bolsonaro em São Paulo e manifesta apoio à anistia

Zema confirma presença no ato de Bolsonaro em São Paulo e manifesta apoio à anistia Após faltar à mobilização no Rio, governador anuncia presença em manifestação organizada pelo ex-presidente em São Paulo.

2 de abril de 2025, 17h02 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou que participará do ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em defesa da anistia aos réus e condenados por envolvimento nos eventos de 8 de janeiro. A manifestação ocorrerá no próximo domingo (6 de abril), às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo. Zema anunciou sua presença durante entrevista à imprensa em Brasília nesta quarta-feira (2).

“Estarei em São Paulo, neste domingo, às 14h”, afirmou o governador, que também declarou ser “favorável à anistia”. Zema não havia comparecido ao ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, realizado por Bolsonaro no dia 16 de março, que também defendia a anistia. No evento carioca, estiveram presentes os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; e Mauro Mendes (União), do Mato Grosso.

Embora Bolsonaro tenha estimado que o ato no Rio atraísse 1 milhão de pessoas, a manifestação ocupou pouco mais de três quarteirões e reuniu cerca de 18,3 mil participantes, segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital, em parceria com a ONG More in Common. O cálculo foi feito por meio de imagens de drones e inteligência artificial. Já a Polícia Militar do Rio, por meio de sua conta no X, informou uma estimativa de 400 mil pessoas, mas não detalhou o critério utilizado para o cálculo.

Por isso, o ato na Avenida Paulista se torna um evento crucial para Bolsonaro, que busca reunir o maior número de pessoas possível e demonstrar força política. A mobilização visa pressionar o Congresso a avançar com o projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O ex-presidente é réu na tentativa de golpe de Estado que ocorreu naquele dia.

Parlamentares de Minas Gerais
No último evento realizado no Rio, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) discursou do trio elétrico, criticando o ministro Alexandre de Moraes, exaltando Bolsonaro e defendendo a anistia. De acordo com sua assessoria, ele confirmou presença no ato em São Paulo.

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que não compareceu ao ato no Rio, afirmou por meio de sua assessoria que está “se organizando para ir” a São Paulo. O parlamentar havia alegado anteriormente um compromisso familiar que o impediu de participar da manifestação no Rio.

Os vereadores de Belo Horizonte, Pablo Almeida e Vile, ambos do PL, também participaram do ato no Rio. Vile já confirmou sua presença em São Paulo, enquanto Pablo ainda não se manifestou até a publicação desta matéria.

Além deles, o presidente do PL Minas, deputado federal Domingos Sávio, e os deputados federais Eros Biondini e Junio Amaral, ambos do PL, participaram da manifestação. O deputado estadual Bruno Engler (PL) também esteve presente, assim como os deputados estaduais Amanda Teixeira Dias, Cristiano Caporezzo, Coronel Henrique e Lincoln Drumond (todos do PL), além de Chiara Biondini (Progressistas).

Foto: Alan Santos/PR.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário