Por O Tempo
Em viagem oficial aos Estados Unidos, o governador Romeu Zema (Novo) se reuniu com um grupo de grandes investidores para apresentar propostas de investimentos em Minas Gerais e apresentou como prioridades as privatizações da Cemig, Copasa, Gasmig e Codemig, além da proposta de concessão da Rodoviária de Belo Horizonte.
Nesta segunda-feira (8/5), Zema esteve em encontro com executivos do fundo de investimentos Global Infrastructure Partners (GIP), focado em negócios nas áreas de infraestrutura e energia, com mais de 500 investidores de grande porte e disse que Minas agora é “amigável” aos investidores.
“Queremos ser o estado mais simples para se investir. Ao invés de um ambiente hostil, como no passado, Minas passou a ter um ambiente favorável para os negócios”, afirmou o governador.
O governador destacou que Minas tem localização estratégica, com boa infraestrutura de estradas ligando a todas as regiões do país e próximo dos principais pólos econômicos do Brasil. Diferenciais que teriam auxiliado nos resultados econômicos do Estado. Segundo números apresentados pelo governador aos investidores, desde de 2019 Minas atraiu R$ 315 bilhões de investimentos privados, e a economia do estado ampliou a participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país, passando de 8,8%, em 2018, para 9,3%, em 2022.
Nas redes sociais o governador postou vídeos andando pelas ruas de Nova Iorque acompanhado do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e de assessores. Os secretários de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro; de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; e o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi também participaram da reunião com investidores.
Na manhã desta terça-feira (9/5) Zema participa, em Nova Iorque, de reunião do Lide Brazil Investiment Forum, grupo criado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, e que também terá participação de outros políticos brasileiros.
Perspectivas
Em entrevista ao quadro Café com Política da Rádio FM O Tempo 91,7, nesta segunda-feira (8), Romeu Zema comemorou a assinatura de um acordo com a Boston Metal, que deve trazer R$ 573 milhões de investimentos ao Estado e falou de sua agenda durante a semana nos Estados Unidos.
Segundo ele, o foco principal é atrair empresas focadas em investimentos em energia sustentável, que possam auxiliar Minas a utilizar todo potencial de mineração e se colocar como destaque na indústria de energia verde.
Foto: André Cruz / Imprensa MG