Home Minas Gerais Zema reafirma compromisso para manter o nível da represa de Furnas.

Zema reafirma compromisso para manter o nível da represa de Furnas.

19 de outubro de 2020, 17h39 | Por Carlos Lindenberg

by Carlos Lindenberg

O governador Romeu Zema reafirmou em visita à região de Furnas que intercederá junto ao Ministério de Minas e Energia para garantir o nível da represa de forma a manter as atividades turísticas e empresariais no entorno do lago, conhecido como o Doce Mar de Minas.

Mais de 60 municípios vivem da exploração turística, da pesca e de atividades diversas em torno do lago de Furnas. O governador de Minas vestia uma camiseta alusiva ao lago para simbolizar seu empenho em defesa do Doce Mar de Minas.

Veja o vídeo:


Créditos: Profurnas 762

Foto: Redprodução

LEIA TAMBÉM

1 comentário

José Afonso Mourthé de Alencar 19 de outubro de 2020 - 18:29h

O Governador, além de chegar atrasado para assinar o ponto, ainda demonstrou desconhecimento do assunto . Talvez não saiba que o problema de Furnas e Peixoto é especialmente diferente de outros Lagos artificiais: trata-se do desvio de suas águas para encher o Rio Tietê, e possibilitar a navegação das barcaças da Hidrovia Tietê-Paraná,no período da seca. Nessa época as barcaças carregam menos grãos pois têm que trabalhar com um calado menor, sabe por que ? Porque assim quer o poderoso Estado de São Paulo ,que recebeu verba federal para fazer o derrocamento de um pedral no leito do Tietê com prazo para término em 2.019 obrigando a Hidrovia a paralisar o seu funcionamento por 20 meses. O Governo de São Paulo, além de não terminar a obra. conseguiu junto ás agências reguladoras o uso das águas do Lago de Furnas, de graça. Depois que o povo da região ter sido obrigado a ceder suas terras para que o Lago fosse construído, o que levou a um trauma sócio/econômico, agora estão querendo tirar a água sem pagar nada por elas, esquecendo-se que a capitação é em terras sul mineiras: já levaram nosso ouro, nossas pedras preciosas, nosso minério de ferro, nosso nióbio, só deixando buracos, agora querem levar a água que todos sabemos é cada dia mais preciosa, transformando nosso lindo lago em brejo imundo onde a Copasa e outras congêneres de despejam seu esgoto. Pera lá Governador, só pode ser falta de informações corretas, ou não conhece Minas com e sua história. Vocês decidem…

Responder

Envie seu comentário