Por Itatiaia
O governador Romeu Zema (Novo) devolveu a alfinetada dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), e disse nesta segunda-feira (12) que não há dinheiro para conceder reajuste salarial aos servidores da segurança pública de Minas Gerais.
Mais cedo, Silveira foi às redes sociais para cobrar que Zema cumpra a palavra e conceda a recomposição salarial reivindicada pela categoria. Representantes das forças de segurança querem que a remuneração seja corrigida em 35%. O índice é retroativo a 2015 e exclui a recomposição geral de 10% em 2022 e o reajuste específico para a categoria de 13% em julho de 2020.
“Se ele tivesse acesso aos dados do estado talvez ele iria chegar à mesma conclusão que eu: não há dinheiro suficiente”, disse Zema em entrevista coletiva na tarde desta segunda. O governador acrescentou ainda que Alexandre Silveira “deve estar muito bem informado” porque a revisão da tributação dos combustíveis fez com que Minas deixasse de arrecadar R$ 9 bilhões com o ICMS em 2022. A medida foi tomada no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“E com isso nós passamos a enfrentar dificuldades de caixa. Os números estão abertos, a arrecadação esse ano está aquém do previsto e vários estados, principalmente aqueles que como Minas estão no Regime de Recuperação Fiscal, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, e Goiás, sabem muito bem das dificuldades que nós temos enfrentado”, continuou Zema.
No final de maio, o governador enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para conceder 12,84% de reajuste para os professores e profissionais da educação básica. O percentual foi calculado para cumprir, de forma proporcional à jornada de 24 horas semanais, o piso nacional da educação.
O governo de Minas ainda não deu previsão para a recomposição geral dos servidores estaduais referente ao ano de 2022.
Rodovias federais
O governador também cobrou do ministro Alexandre Silveira que atue no governo Lula para melhorar as condições das estradas federais em Minas Gerais. Ele citou a BR-262, A BR-040 e a BR-381.
“Se nós temos alguém lá no governo federal que representa Minas Gerais eu diria que é o ministro. Que ele nos atenda aqui o quanto antes porque estamos precisando e muito de melhorar nossas estradas”, declarou Zema.
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG