O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), não poupou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (13). Reafirmou que a atual gestão federal não tem “projeto de futuro” e a chamou de “irresponsável”. O chefe do Executivo estadual reforçou que vai trabalhar pela eleição do próprio vice, Mateus Simões, ao governo de Minas e garantiu apoiar o campo da direita na eleição presidencial de 2026.
As afirmações foram feitas durante encontro com jornalistas na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Zema afirmou que ainda não sabe se será candidato a presidente na próxima eleição. Segundo ele, governadores “de direita e centro-direita” estão sempre conversando sobre apoios conjuntos.
“Eu já disse que em 2026 tenho duas grandes missões: apoiar o vice-governador professor Mateus Simões como candidato ao governo do Estado. E também apoiar um nome da direita ou centro-direita para a Presidência da República. Caso esse nome seja a minha pessoa, eu não tenho nenhuma pretensão. Pessoalmente, gostaria de estar apoiando do que ser. Mas, para mim, missão dada é missão cumprida também”.
Para Zema, é preciso unir forças para fazer uma oposição conjunta a Lula em 2026. “Eu vou estar trabalhando com maior empenho… (Governo Lula) é irresponsável nos gastos, sem nenhum projeto de futuro para os gastos do Brasil. Projeto deles e para o partido deles. Para a turminha deles. Ali sim, eles têm um grande projeto. Não é o que vai dar certo. Assistimos ontem ao aumento da taxa de juros, irresponsabilidade fiscal significa aumento de taxa de juros. E depois aumento de inflação, aumento de recessão”.
Com informações do Hoje em Dia.
Foto: Elizabete Guimaraes/ALMG.