A brincadeira de soltar pipa exige cuidados. O acidente mais recorrente é o uso de linhas cortantes, tanto para quem brinca, quanto para o resto da população. Mas além do cerol e da linha chilena, brincar em locais próximos da rede elétrica é um dos principais causadores dos desligamentos de energia elétrica em Minas.
De acordo com dados divulgados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) nessa segunda-feira (29), durante o período de janeiro a maio deste ano, a Região Metropolitana de Belo Horizonte registrou 201 desligamentos provocados pelo contato das pipas com a rede, o que deixou mais de 57 mil famílias sem energia.
Já no ano passado, o contato da pipa com a rede elétrica gerou 2.202 ocorrências. Segundo a companhia, o número de consumidores afetados chegou a 750 mil, entre casas e comércios.
Um dos principais causadores dos desligamentos é a linha com cerol, que por ser cortante, rompe os cabos da rede elétrica ocasionando a queda de energia. A tentativa de recuperar pipas presas também é um dos responsáveis pelos acidentes.
A Cemig orienta que as pipas sejam empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica e diz que jamais se deve usar fios metálicos ou cerol.