Após um mês de estiagem, Belo Horizonte volta a ter chuva nesta quarta-feira (25). A Defesa Civil do município divulgou um alerta válido até as 8h desta quinta-feira (26) com possibilidade de chuvas com volumes entre 20 e 40 milímetros.
No início desta manhã foi registrado chuvas nas regiões dos bairros Pampulha, Dom Cabral, Glória, Cidade Nova, São Francisco, Caiçaras, Buritis, Sion e Anchieta. Após pouco mais de 30 dias de estiagem, a precipitação colocou um fim no tempo seco.
Com a temperatura caindo, a mínima registrada na capital mineira nesta quarta-feira (25) foi de 13°C no Cercadinho, Região Oeste de BH. Na Pampulha, a mínima foi de 15°C no início da manhã. A máxima prevista não deve passar dos 24°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de que o tempo fique instável até domingo (29), na semana que vem a chuva vai embora e a temperatura volta a subir.
Ainda segundo o Inmet, o que provoca chuva no Sudeste é o ‘cavado’, sistema de circulação dos ventos na atmosfera que aumenta a nebulosidade, diferentemente de uma frente fria. A estimativa é que partir desta quarta-feira (25) até domingo pode ocorrer chuva em todo o estado de Minas Gerais devido ao sistema.
A Defesa Civil do município emitiu, nesta quarta-feira (25), um alerta de chuva acompanhada de raios e rajadas de vento válido até as 8h de quinta-feira (26). De acordo com o órgão, o volume de água pode ser de 20mm a 40mm.
Em Minas, na região do Sul e do Campo das Vertentes já houve registro de chuva com 30 milímetros de volume. E ainda hoje (25), pode chover nas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e municípios da Grande BH.
Foto: Defesa Civil BH