Por Brasil de Fato
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) a transformação em feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Já aprovado pelo Senado, o projeto agora segue para sanção presidencial.
De acordo com a lei aprovada, a data passa a ser chamada oficialmente Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O 20 de novembro marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história brasileira e símbolo da luta histórica de negros e negras contra a escravidão e o racismo.
A data é celebrada pelo movimento negro desde a década de 1970, mas entrou oficialmente no calendário do país em 2011. Atualmente, o dia já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades.
Saiba mais: Dia da Consciência Negra aponta para a longa luta antirracista no país
A proposta foi o primeiro foco de atuação da Bancada Negra, criada no início de novembro. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, explicou a relatora da proposta na Câmara, a deputada Reginete Bispo (PT-RS). O projeto é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e foi relatado no Senado por Paulo Paim (PT-RS).
"Povo negro unido é povo negro forte, que não teme a luta, que não teme a morte"
Parlamentares negros comemoram a aprovação do Dia da Consciência Negra como feriado nacional!
VIVA ZUMBI! ✊🏾 pic.twitter.com/6DczmU1awd— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) November 30, 2023
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados