Cerca de 20 solicitações para combates a incêndios florestais são registradas pelo Corpo de Bombeiros na região metropolitana de BH, nesta quinta-feira (19). A névoa de fumaça continua cobrindo a capital mineira pelo segundo dia consecutivo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação acontece por conta de vários incêndios ocorridos na grande BH, como em Betim, na Serra da Moeda e em Nova Lima e elevado pela baixa umidade do ar. De acordo com a Defesa Civil, a ausência de ventos inflenciou para que a fumaça não se dissipasse, o que ocasionou a concentração da névoa.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou que há registros de incêndios florestais em Diamantina, Santa Luzia, Montes Claros, Uberlândia, Bonito de Minas, Januária, Sabará, Lima Duarte, Joaquim Felício, Ouro Preto, Moeda e Boa Esperança.
Hoje BH registrou umidade relativa do ar em 15%. A menor umidade já registrada no banco de dados da Defesa Civil este ano foi 12% na última quarta-feira (18). A umidade abaixo dos 60% é considerada de risco pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.
Na tarde desta quinta-feira (19), um incêndio de grande proporções atinge uma vegetação nas proximidades do Ponteio Lar Shopping, localizado na BR-356, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.As chamas ocorrem atrás do centro comercial e já provocam reflexos no trânsito da capital.
Todos os incêndios em andamento estão sendo combatidos por brigadistas das unidades, bombeiros militares e voluntários.
Foto: Carlos Lindenberg